Moradores pescam na rua após lagoa transbordar em Guararapes

A chuva causou estragos na região noroeste paulista durante a madrugada desta quinta-feira (19), mas, em Guararapes (SP), a situação foi pior. Moradores viveram uma madrugada de pânico porque uma lagoa transbordou e a água tomou conta da cidade. Casas e lojas ficaram alagadas. Mas o alagamento também causou uma cena inusitada. No bairro Industrial, as pessoas estavam pegando peixe que vinha na enxurrada e usaram até uma rede.

Na manhã desta quinta-feira, alguns trechos ainda continuam com água. Uma rua no bairro Industrial está interditada por causa da água, que também invadiu algumas casa. Muitas famílias passaram a noite tentando salvar os móveis de casa. Na casa do auxiliar administrativo Michel Nocoleti a água começou a invadir os cômodos no começo da madrugada. “Uma hora da manhã nós acordamos e a rua já estava cheia, e começou a invadir as casas”, afirma Michel.

Prejuízos também para os comerciantes, muitos pontos em volta da praça Mohamed Dargan foram atingidos. “Perdemos cimento, cal, que ficam guardados e agora o transtorno de limpeza para deixar tudo organizado”, diz o comerciante José Domingues.

Morador mostra os peixes que conseguiu pegar na rua (Foto: Reprodução/ TV TEM)

Nesta mesma praça fica uma lagoa de captação de água que transbordou. Casas e as ruas ficaram alagadas durante a madrugada. Homens do Corpo de Bombeiros usaram até um barco para chegar nas residências. De manhã, ainda era possível ver muita água nas ruas.
No bairro Rio Branco a água chegava no joelho do morador.

De acordo com a prefeitura, já estava amanhecendo quando uma lagoa, que fica na zona rural transbordou e despejou água em outra lagoa que costuma ficar seca. O volume foi tanto que invadiu as casas que ficam perto. Enquanto o problema não é resolvido, tem morador que vai mudar de endereço. “Agora é sair daqui o mais rápido possível, a gente nunca sabe quando vai chover de novo”, afirma a dona de casa Vanessa Cristina Alves.